Nicole Urzedo
Áreas que um engenheiro civil pode atuar
Confira as 4 principais áreas em que ele pode atuar e suas diferenças

A Engenharia Civil é uma área necessária para o desenvolvimento de qualquer país.
Por ser essencial para o aumento de infraestrutura, por meio de projetos de construção de edifícios, metrôs, portos, túneis e aeroportos, a área também possui um caráter socioeconômico e ambiental.

Imagem via: blog.uninorteac
Mais do que apenas construir estruturas físicas, um dos objetivos do trabalho do engenheiro civil é proporcionar mais qualidade de vida para a sociedade. Conheça agora 4 áreas em que ele pode atuar no mercado de trabalho.
1. Cálculo estrutural.
A área de cálculo estrutural é muito importante para garantir a segurança de todos os tipos de construções.
Por meio de cálculos que avaliam a resistência de materiais e diferentes estruturas, o engenheiro civil consegue abordar os cuidados necessários para que a construção seja bem estruturada e estável. Porém, não se trata apenas de analisar estruturas metálicas, de concreto, argamassas, aço, madeira, entre outros materiais.
Alguns profissionais se dedicam à pesquisa do comportamento das estruturas, com o objetivo de aumentar a segurança e buscar inovações.

Imagem via: projetou
2. Construção Civil.
Como o nome sugere, essa é a área mais tradicional para quem é engenheiro civil. Aqui, esse profissional fica responsável por todos os processos construtivos da obra.
Seja na construção de casas, edifícios, pontes, fábricas, shoppings, entre outras estruturas, o engenheiro civil ainda pode ter diversas funções. A otimização, o monitoramento e o planejamento dos sistemas de produção fazem parte delas.
Os profissionais atuam com reformas, construção e projeção, incluindo as mais variadas etapas: desde a escolha dos materiais utilizados na fundação até o seu acabamento.

Imagem via: aureaescolavirtual
3. Estradas e Transportes.
O setor de estradas e transportes é uma área da Engenharia Civil muito abrangente. Nesse caso, os profissionais realizam traçado de estradas, manutenção, construção, planejamento de sistemas de transporte e pavimentos de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Trata-se não só do planejamento, construção e implementação de diversos sistemas de transporte, mas de toda logística de tráfego. Especialmente por conta da expansão das cidades, o trabalho do engenheiro civil nessa área é fundamental.
Além de atingir objetivos relacionados à mobilidade, esse profissional também deve se preocupar com o impacto ambiental e social desses tipos de obras.

Imagem via: aldpericias
4. Saneamento.
O saneamento é considerado uma das áreas da Engenharia Civil em alta, pois os profissionais realizam os projetos de obras necessários para garantir o saneamento geral e básico para a população. Nesse caso, também inclui sistemas de abastecimento de esgotos e água.
É a área da Engenharia Civil ligada diretamente ao setor público, e outras funções desempenhadas pelo engenheiro incluem o licenciamento de obras, o planejamento do uso dos recursos hídricos e o controle do impacto social e ambiental, garantindo a qualidade de vida das pessoas.

Imagem via: sangeo
Gostou do conteúdo?
Fique por dentro das nossas redes sociais:
Fonte e referências:
- https://blog.anhanguera.com/