• Sofia Zuaid

5 razões para estudar Engenharia Civil

Confira as principais razões para cursar Engenharia Civil!


 


 

Escolher a profissão dos sonhos é uma decisão importante, que requer atenção e cuidado, e por isso muitas dúvidas podem surgir durante esse processo.


Por isso, se você tem dúvidas sobre a profissão que deve seguir, não deixe de conferir abaixo 5 razões para estudar Engenharia Civil.

1. AMPLO CONHECIMENTO


A base do curso de engenharia são os cálculos, mas ao decorrer da graduação é possível se identificar com diversas áreas.

Durante o curso muitas áreas são abordadas e estudadas, além das matérias relacionadas à estrutura, o estudante de engenharia civil também aprende sobre hidráulica e saneamento, arquitetura, materiais para construção civil, transportes, topografia e várias outras áreas de conhecimento.


2. DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO


Como citado anteriormente, muitas áreas são estudadas no curso e isso é uma vantagem para o profissional formado em engenharia civil.

A atuação mais conhecida para o engenheiro civil é na parte de estruturas, principalmente construções urbanas, como prédios, residências e edifícios. No entanto, há diversas áreas que um engenheiro civil pode atuar, como a projeção e construção de barragens de terra, administração, logística, laboratórios de materiais, reforma e manutenção de construções e muitas outras.


3. MERCADO DE TRABALHO


Por ser um curso já conhecido e tradicional, o mercado de trabalho para o engenheiro civil já é consolidado. Isso é um grande benefício na hora da busca por um emprego.

Além desse ponto de destaque, a profissão é essencial para a sociedade, visto que está presente em muitos aspectos do desenvolvimento urbano, como a construção de residências e prédios, saneamento, iluminação e manutenção de construções.


4. REMUNERAÇÃO


No Brasil, o salário do engenheiro civil varia de acordo com a jornada de trabalho diária e a experiência do profissional.

Em 2022, a média de salário para o engenheiro civil é de R$7.000,00 para uma jornada diária completa de 8 horas. Está entre uma das profissões mais bem pagas do país e tem uma média salarial de mercado acima dos R$4.000,00 variando de acordo com as experiências do profissional.


5. PROFISSÃO REGULAMENTADA


Um diferencial na concorrência no mercado profissional é que para atuar como engenheiro civil é necessário ter o curso superior na área e ser registrado no CONFEA. Isso gera menos concorrência na hora da busca por um emprego.

Imagem via: Essência



Nesse conteúdo, apresentamos 5 razões para cursar engenharia civil. E aí? Se interessou pelo curso?


 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:







 

Fonte e referências:


- https://www.catho.com.br

- https://blog.anhanguera.com

- https://www.contabilizei.com.br

- https://blog.essenciamoveis.com.br





49 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo