• Danielle Coutinho

A altura ideal para tomadas e interruptores

Aprenda quais são as alturas e a quantidade ideal de tomadas e interruptores para cada ambiente.

 


 

Em construções e reformas é muito importante se atentar aos detalhes que irão garantir segurança, praticidade e comodidade aos usuários da construção, um desses detalhes é a altura ideal para tomadas e interruptores. No Brasil, existe uma norma que define em que condições estes dispositivos elétricos devem ser instalados, garantindo a segurança de todos os moradores e visitantes da residência, é a norma da ABNT NBR5410.


Para a distribuição da instalação de tomadas e interruptores nos ambientes é preciso considerar a altura das tomadas em relação ao piso, o tamanho do ambiente e qual é este ambiente.


Altura das tomadas e interruptores:

Segundo a norma, as tomadas baixas devem estar a, no mínimo, 30 cm do chão, sendo 40 cm a altura ideal do piso; as tomadas médias devem estar posicionadas a uma altura de 1,2 m a 1,3 m do piso; as tomadas altas devem estar a uma altura de 2 m a 2,25 m do piso acabado. Lembrando que todas as tomadas e interruptores devem ficar na mesma altura em todos os ambientes, sempre alinhados.


Tomadas por ambiente:

É preciso analisar qual é o tamanho do cômodo, a quantidade mínima de tomadas é de uma para cada 5 m de parede. Por exemplo, se o ambiente possui 6 m² ele teria uma tomada. Além disso, é preciso analisar quantos e quais dispositivos eletrônicos dependentes de energia elétrica ficarão naquele cômodo para dispor as tomadas. Por exemplo, em uma sala normalmente há aparelho de televisão, aparelho de som, luminárias, tomadas para carregar telefones e computadores. Porém, é preciso pensar em não comprometer a decoração do ambiente com várias tomadas nas paredes.


É necessário pensar em como colocar tomadas e interruptores nos ambientes para que seja garantida a estética e funcionalidade. Então, vamos analisar cada ambiente?


Começando pela sala de estar, é preciso pensar nos equipamentos que estarão no ambiente, o ideal é fazer uma lista dos equipamentos que você já possui e os que você deseja adquirir. É interessante alocar tomadas perto de sofás e poltronas para que seja possível carregar celulares e notebooks, próxima ao local onde ficará a TV e para todos os itens que ficarão ao redor deste aparelho, em média de 3 a 4 tomadas. É interessante colocar um interruptor próximo a porta de entrada, a uma altura de 1,2 a 1,3 m do piso.

Sugestão de quantidade e locais para pontos elétricos para uma sala de estar. (Imagem: Astra / Reprodução)



Para o quarto também é preciso listar quais equipamentos estarão neste cômodo, como televisão, computador, videogame, luminária, carregador de celular, ar condicionado, entre outros. Em caso de ar condicionado, é interessante manter uma tomada alta e com um circuito diferente. Por uma questão de comodidade é necessário ter um interruptor próximo a porta e próximo a cama.

Sugestão de quantidade e locais para pontos elétricos para um quarto. (Imagem: Astra / Reprodução)



Agora, vamos falar do cômodo que mais necessita de tomadas, a cozinha. Nela existem vários equipamentos que necessitam de energia elétrica, como: geladeira, forno, coifa, microondas, máquina de lavar louças, liquidificador, cafeteira, entre outros. Lembrando que alguns desses itens precisa de circuitos individuais por conta de sua alta demanda de energia. Segundo a norma, para a cozinha é necessário haver uma tomada a cada 3,5 m, dois pontos de tomadas acima de bancadas. Nesse caso, é necessário saber também onde colocar essas tomadas e interruptores para que elas atendam todas as necessidades dos usuários, deve-se imaginar onde cada eletrodoméstico irá ficar e garantir que seja possível que ele seja ligado. Para os interruptores, é indicado que eles sejam alocados próximo a porta de entrada e saída, independente do número de portas.

Sugestão de quantidade e locais para pontos elétricos para uma cozinha. (Imagem: Astra / Reprodução)



Para os banheiros é necessário que tomadas e interruptores estejam a uma distância segura dos pontos de água, chuveiro e torneiras, no mínimo 60 cm. É preciso ter no mínimo um ponto de tomada para serem usados secadores de cabelo, barbeador e outros aparelhos. O ideal é que este ponto de tomada e de interruptor esteja próximo da porta de entrada do ambiente, além de uma tomada alta para o chuveiro.

Sugestão de quantidade e locais para pontos elétricos para uma cozinha. (Imagem: Astra / Reprodução)

 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:







 

Fonte e referências:


- https://blog.telhanorte.com.br







26 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo