• Iago Souza

A utilização de drones na Construção Civil: Principais Aplicações

Descubra quais são as principais aplicações na utilização de drones para a Engenharia Civil.

 


 

O setor da construção civil com o passar dos anos, vem adotando cada vez mais a tecnologia, de modo a melhorar seus processos. Embora ainda prevaleça algumas técnicas tradicionais e pouco produtivas, algumas empresas têm buscado soluções tecnológicas para tomar a frente no mercado. Uma das soluções que vem se destacando no setor é a utilização de drones.


Analogamente aos computadores, que se tornaram ferramentas indispensáveis para o setor da construção civil, os drones vem se tornando grandes facilitadores em alguns processos. Podendo ser utilizados em áreas como gestão de obras, marketing e até mesmo nas fiscalizações de obras, garantindo a segurança.



Imagem via: Celere


O que são drones?


Os drones são veículos aéreos não tripulados controlados à distância, por meio de controle remoto ou até mesmo de dispositivos móveis como o celular.


Possuem os mais variados tamanhos e formatos, todavia geralmente são compactos e possuem hélices que permitem sobrevoar a alturas de até 2000 metros, são movidos a bateria e são rapidamente recarregados.


Os drones podem ser equipados com câmeras e sensores que permitem registrar fotos, vídeos e até mesmo realizar mapeamentos de superfícies. Este aparelho surgiu para fins militares, mas com o passar dos anos, a tecnologia foi sendo adaptada para atender os mais diversos mercados.



Imagem via: HM Engenharia


Aplicações dos drones na Construção Civil:


Fiscalização de segurança


Uma das possibilidades de utilização dos drones, são nas fiscalizações de obras, já que possibilitam acompanhar a execução dos serviços. Desse modo, o profissional responsável pela obra pode realizar voos programados e analisar as etapas construtivas com uma visão ampla de toda a obra.

Os drones permitem também verificar a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), por parte dos funcionários, através das imagens e vídeos capturados, além de permitir a verificação de elementos estruturais. Dessa forma, garantem uma execução de obra segura, evitando acidentes.


Inspeção de obras


Os drones também auxiliam nas inspeções de obras, pois permitem uma visão aérea que dificilmente seria obtida de maneira manual. Com isso os responsáveis podem verificar a conformidade de elementos como lajes impermeabilizadas e telhados.

Além disso, é possível verificar dimensões e inclinações, e analisar possíveis problemas nas estruturas, tais como patologias como trincas ou fissuras. Com isso é possível garantir que tudo está em ordem de maneira simples, rápida, prática e segura.


Mapeamento de terrenos


Para obras que serão alocadas em terrenos extensos, os drones podem assumir papel fundamental na coleta de informações importantes para o conhecimento da área.

A partir de um simples voo, os profissionais podem ter noção de obstáculos e elementos que deverão ser removidos. A imagens coletadas podem ser utilizadas para determinar a implementação dos projetos, permitindo maior precisão de uma representação de como a obra ficará quando estiver pronta.

Além disso, os drones podem coletar medidas, inclinação e relevo da área, quando são integrados à programas de topografia. A topografia é uma das áreas da construção civil que mais utilizam o drone.

O uso dos drones não se limita ao canteiro de obras, esses aparelhos possuem papel fundamental no registro de imagens para publicidade de uma construtora, com o objetivo da venda do empreendimento.



Imagem via: Geourbe

 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:







 

Fonte e referências:


- https://itarc.org

- https://ortopixel.com.br

- https://www.sienge.com.br

- https://blog.grupodr1.com.br







54 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo