• Anna Flora

Como a engenharia civil pode contribuir para o meio ambiente?

Atualizado: 28 de ago.

Você sabe como podemos reduzir impactos ambientais na construção civil?




 


 

A redução dos impactos ambientais da construção civil deve ser tratada como prioridade pelos departamentos ambientais das construtoras e empreiteiras da construção civil. Os impactos negativos da construção civil vão desde o consumo dos recursos naturais e modificação da paisagem, até a geração de resíduos. Esses impactos comprometem não só o equilíbrio do meio ambiente, mas também os princípios sanitários das cidades.

1 – Controle as licenças ambientais

Toda empresa que presta serviços de destinação de resíduos ou de transformação de algum tipo de material precisa ter uma licença ambiental de operação, garantindo que a empresa foi fiscalizada e considerada apta para a realização da atividade pretendida. Por esse motivo, usar materiais e serviços apenas de empresas com licenciamento ambiental vigente é uma ótima forma de diminuir os impactos ambientais das construções.

2 – Elabore um programa de redução de resíduos

As obras geram uma enorme quantidade de resíduos, entulhos, plásticos, ferragens, ferramentas usadas etc. Dessa maneira, programas de redução de resíduos são parte importantíssima do processo de diminuição do impacto ambiental. No entanto, tão importante quanto descartá-los da maneira correta e no melhor lugar, é a redução da geração desses resíduos, pois assim a empresa economiza recursos ao mesmo tempo em que torna sua operação mais sustentável.

3 – Implemente um programa de prevenção à perdas

Uma das ações que o gestor de meio ambiente em construção civil pode executar para reduzir o impacto ambiental da operação de sua empresa é implementar um programa de prevenção à perdas de materiais e insumos. Este programa descreverá os materiais utilizados, bem como os insumos consumidos em cada processo e posteriormente verificar o aproveitamento de cada um e como é possível elevar este aproveitamento para algo próximo de 100%.

4 – Busque uma certificação ambiental

Uma certificação ambiental é uma das melhores soluções para uma empresa de construção civil que visa reduzir os impactos causados em seus projetos. Existem vários tipos de certificações, alguns deles voltados exclusivamente para construções. A certificação ambiental mais utilizada do mundo, não apenas para empresas de construção civil, é a ISO 14001. Ela determinará os procedimentos e estabelecerá processos para uma operação ambiental em conformidade com os padrões internacionais. A ISO 14001 é a norma de entrada para as certificações ambientais e geralmente é implementada antes de qualquer outra.

5 - Estabeleça um programa de comercialização dos resíduos

Mais uma forma de minimizar esses impactos ambientais é implementando um programa de comercialização de resíduos especiais, os quais já representam alguma despesa para a empresa. Comercializar resíduos em empresas de construção civil não é simples, pois é necessário verificar se a empresa destino está em conformidade com a legislação que regula cada tipo de resíduos. A maneira mais eficiente de realizar a comercialização deste tipo de resíduo é a utilização do Mercado de Resíduos, o módulo do VG Resíduos que permite que empresas geradoras encontrem tratadores adequados para sua operação.





 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:







 

Fonte e referências:


- https://www.vgresiduos.com.br








49 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo