Nicole Urzedo
Evolução tecnológica na construção civil
Confira os 4 principais benefícios da tecnologia para o crescimento do setor.

A construção é uma das maiores indústrias do planeta, e como tal, é responsável pela geração de milhões de empregos, contribuindo decisivamente para os avanços da sociedade. E com a tecnologia ela vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor.

Imagem via: obraprimaweb
E com a tecnologia ela vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor. Desse modo, existem os cinco principais benefícios de se investir em tecnologia na construção civil. São eles:
1. Redução de Custos.
O uso de tecnologias é capaz de prever e prevenir riscos, erros e até mesmo acidentes no andamento de uma obra. Ou seja, sistemas que visam a controlar as etapas e obter os resultados esperados medem o desempenho da equipe e rendimento dos materiais durante a execução da obra.
Dessa forma, é possível verificar os gastos com materiais, mão de obra, equipamentos e despesas para que não ocorram surpresas indesejadas ao final do projeto. Também é um jeito de evitar imprevistos que, via de regra, elevam o valor total da obra.

Imagem via: proenci
2. Fortalecimento do registro de informações.
A comunicação é uma etapa essencial em qualquer obra de sucesso. A tecnologia para a construção civil ajuda nisso porque favorece o registro de informações.
Muitos dados são coletados e armazenados de forma automática, o que garante e aumenta a confiabilidade dos repasses entre gestores e suas equipes.
Outro ponto importante é que fica mais fácil compartilhar esse conhecimento, o que leva a uma democratização de informações. Os setores se conectam melhor, o que favorece a obtenção de desempenho.

Imagem via: fastbuilt
3. Aumento da segurança.
A tecnologia na construção civil também é uma aliada em um dos temas mais importantes nesse setor: a segurança no canteiro de obras. Isso se dá por meio do uso de itens adequados e com inovações, como os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
Além de serem obrigatórios, permitem o monitoramento de algumas atividades e diminuem o número de acidentes. Isso é essencial para prevenir perdas, processos contra a sua empresa e falta de produtividade por profissionais parados. Além de tudo, ajuda no que é relevante: proteção à vida.

Imagem via: embraplanengenharia
4. Aumento da produtividade.
Existem etapas em uma obra que demandam muito tempo se forem feitos de forma manual. No entanto, com o uso de ferramentas adequadas, é possível reduzir o período para a conclusão de certas atividades. Na prática, é algo que permite aumentar a produtividade dos seus funcionários.
Imagine abreviar um processo de apropriação de custos de 1 hora para 30 minutos, por exemplo. Podem parecer poucos minutos, mas, no andamento do projeto, fazem toda a diferença e dão oportunidade para você acompanhar o cumprimento de prazos e resolver problemas, caso ocorram imprevistos.

Imagem via: atex
Gostou do conteúdo?
Fique por dentro das nossas redes sociais:
Fonte e referências:
- https://maiscontroleerp.com.br