• Gabriella Malaquias

Por que os elevadores tem espelhos?

Confira os 4 principais motivos para os espelhos serem comuns em elevadores.

 


 

Hoje em dia, é evidente que na maioria dos elevadores há espelhos. Contudo, eles não possuem a possibilidade de conferir o visual como única função, como a maioria das pessoas pensam.


Imagem via: Mondo


Existe, na verdade, uma verdadeira razão pela qual os elevadores têm espelhos, baseada em quatro funções principais. São elas:


1. Acessibilidade


Os elevadores podem tornar os edifícios acessíveis para usuários de cadeira de rodas, onde as escadas representam um obstáculo.


No entanto, o tamanho do elevador pode significar que não há espaço para um usuário de cadeira de rodas girar dentro dele.


Portanto, a instalação de espelhos ajuda alguém em uma cadeira de rodas, a entrar ou sair do elevador sem precisar se virar. Isso pode evitar acidentes e tornar a vida mais fácil para alguém com deficiência física.

Imagem via: Casa na Serra


2. Reduz sensações de ansiedade e claustrofobia.


Ficar claustrofóbico em um elevador é um problema muito comum para muitas pessoas.


O pequeno espaço, a falta de ar, a incapacidade de ver o que está acontecendo no mecanismo são fatores que contribuem para o tipo de ansiedade em pequenos espaços.


Pensando nisto, os espelhos dão uma sensação de mais espaço no elevador, fazendo com que fiquem menos apertados e diminuindo a sensação de que você está preso.

Imagem via: Capital Psicólogos


3. Distração.


Na época em que os grandes prédios começaram a surgir e consequentemente os elevadores começaram a ser mais utilizados, as pessoas começaram a reclamar de sua lentidão, e através de pesquisas, concluiu-se que muitas pessoas achavam que os elevadores eram muito mais lentos do que realmente eram, devido ao senso de tempo exagerado, já que não tinham nada a fazer senão olhar para o teto e as paredes e pensar na segurança do elevador, preocupados com o medo de cair.


Isso levou à ideia de instalar espelhos nos elevadores, para que as pessoas pensassem em outra coisa além do perigo e no tempo que a viagem levava.


Com o espelho, em vez de você ficar olhando para as paredes e o chão cinzento, você pode se distrair olhando para o próprio reflexo, arrumar o cabelo ou retocar a maquiagem, arrumar a gola da camisa, etc. O tempo passa mais rápido e você fica menos ansioso.

Imagem via: Quora


4. Segurança.


Por meio dos espelhos, você pode ver o que todo mundo está fazendo no elevador.


Portanto, eles desempenham um papel importante na detecção de roubos e até na previsão de um assalto.


 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:






 

Fonte e referências:


- https://blog.casanaserra.net

- https://meuelevador.com

- https://www.plakaimoveis.com.br







17 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo