Pedro Cruz
Práticas sustentáveis na construção civil
Confira os 3 principais benefícios ao se adotar práticas sustentáveis na construção

A construção civil é hoje um dos ramos de atuação mais importantes para o setor econômico do nosso país e o responsável por movimentar nosso Produto Interno Bruto (PIB), empregando a força trabalhista.

Imagem via:gepsolucoesambientais
A tendência é a de que o mercado das tecnologias ambientais – seguindo por uma linha sustentável – entre no cenário da construção com o objetivo de construir imóveis com o mínimo impacto ambiental possível. Dessa forma, confira agora os benefícios dessa nova tendência:
1. Preservação Ambiental.
As técnicas sustentáveis promovem significativa contribuição relacionada à economia de água, energia e matéria-prima, à manutenção da qualidade do ar, da fauna e da flora, reduzindo, portanto, a interferência no meio ambiente.
Os avanços no desenvolvimento de tecnologias ambientais nos trouxeram opções de recursos alternativos para a engenharia e construções. Eles podem ser realizados e planejados para que suprimam menores áreas de vegetação e gerem menos resíduos durante a fase de construção.
Reduzir o consumo de cimento e concreto construindo com madeira engenheirada, consumir materiais reciclados (como o aço) e elaborar um bom planejamento para economizar recursos naturais na obra são algumas das soluções.

Imagem via: etica-ambiental
2. Economicamente.
A vantagem econômica em se fazer uma construção civil sustentável se dá pelo fato de que, muitas vezes, os materiais recicláveis são mais baratos que os normais. Isso gera, no final, uma ação de custo-benefício no orçamento da obra.
energia renovável: coletores solares térmicos ou painéis fotovoltaicos são ótimos para depois e durante as obras;
reutilização de água: reusar água é ótima forma de economizar e ajudar o meio ambiente, como água da chuva ou água usada para lavar roupa, tomar banho entre outras;
gestão de resíduos: saber onde descartar os resíduos é essencial para uma boa sustentabilidade;
telhados verdes: utilizar plantas e gramas na cobertura, além de facilitar a drenagem da chuva, faz um isolamento térmico e acústico.
É possível fazer penderações visando a viabilidade de construção, como alguns investimentos podem ser feitos para que ocorra um retorno financeiro justo, tendo alguns exemplos ganhos economizando nas contas, como de luz ou de àgua isso considerando que uma cisterna pode reduzir em até 70% seu consumo mensal de àgua, enquanto a energia fotovoltaica pode deixar sua conta de luz alcançar o valo mínimo.

Imagem via:institutodaconstrucao
3. Socialmente.
Adotar a sustentabilidade na construção civil gera um melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo. Assim, a organização consegue criar uma imagem mais positival com os compradores e com o mercado, mostrando que se importa com os impactos ambientais.
É interessante relembrar que as pessoas passam aproximadamente 90% do tempo dentro de edificações portanto a qualidade de vida está diretamente ligada aos níveis das construções. Dessa forma a construção sustentável desenvolve outras perspectivas para atender aos fatores como a qualidade do ar, conforto térmico e conforto acústico.
Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o ecossistema. Além disso, elas atendem a exigências frequentes do nosso cotidiano, relacionadas aos cuidados com as pessoas, trazendo ainda maior apelo e conforto visual.

Imagem via: cte
Gostou do conteúdo?
Fique por dentro das nossas redes sociais:
Fonte e referências:
- https://gepsolucoesambientais.com.br
- https://etica-ambiental.com.br
- https://www.mobussconstrucao.com.br