• João Victor Couto

RENDERIZAÇÃO 3D

Como esta tecnologia beneficia a construção civil?


 


 

Nós temos certeza que em algum momento de sua vida você olhou para a foto de algum empreendimento, seja uma casa ou apartamento, e se perguntou como uma imagem tão detalhada e próxima da realidade pôde ser realizada sem que a construção tivesse sido finalizada. A resposta para tal questão é denominada de Renderização 3D.


Ao passar dos anos, a tecnologia vem avançando cada dia mais, e o ramo de construção civil é um dos mais favorecidos por tal avanço tecnológico. Uma das principais inovações da área são os softwares de renderização de imagens. Tais softwares permitem que o arquiteto, engenheiro ou designer de interiores consiga criar imagens detalhadas de como querem que seu projeto se pareça quando finalizado. Desta forma, conseguem moldar o projeto de acordo com o plano de necessidades de seus clientes e apresentar fotos do mesmo antes de sua realização.


Neste conteúdo você irá conferir alguns dos softwares de renderização 3D utilizados pelas grandes empresas e entender como esta tecnologia colabora na realização de projetos dentro da VIA Jr.



ALGUNS SOFTWARES UTILIZADOS PARA RENDERIZAÇÃO 3D



HOMESTYLER

Desenvolvido pela Autodesk, o Homestyler é um programa de fácil manuseio e que pode ser acessado pelo navegador de seu computador. Uma vez dentro do site, é possível a criação de plantas baixas utilizando-se de suas ferramentas de edição e a visualização tridimensional de seu projeto.


Finalizada a planta baixa, o Homestyler permite a decoração do interior disponibilizando mais de 200 marcas de mobiliário e permitindo que você faça um tour pelo seu projeto graças à sua visualização 3D. Além disto, graças à sua rápida renderização, o Homestyler é capaz de criar imagens que representam fielmente a realidade final de seu imóvel.


TWINMOTION

O TwinMotion é um software focado na renderização em tempo real de foto realismo para projetos arquitetônicos, design de interiores, planejamento urbano e paisagismo, sendo disponível gratuitamente no site da Epic Games (desenvolvedora do software).


Integrando com modelos produzidos nos principais softwares de modelagem (Revit, Sketchup, Autocad, etc), esta ferramenta conta com uma interface acessível e intuitiva que facilita o aprendizado do usuário. Além disto, permite a inserção de materiais e texturas no projeto e possui uma vasta biblioteca de itens como: mobílias, vegetações, veículos, estilos artísticos, entre outros.


Sendo uma das ferramentas de visualização preferidas dos profissionais de arquitetura, este programa é capaz de produzir imagens em altíssima resolução, vídeos e panoramas 360°.


LUMION

Bem parecido com o TwinMotion, o Lumion é um programa dedicado à visualização e simulação de ambientes tridimensionais.

Desenvolvido pela empresa holandesa Act-3D, esta ferramenta também permite a integração com modelos produzidos nos softwares de modelagem (Revit, Sketchup, Autocad, etc) e vem sendo bastante explorada por profissionais do ramo de arquitetura e design de interiores.


Sendo de fácil manuseio, este software permite que o profissional gere imagens virtuais realistas e tenha total domínio sobre elas, com direito a uma extensa biblioteca contendo mobílias, vegetações com várias espécies, veículos e muito mais.




RENDERIZAÇÃO 3D NA VIA Jr


Nós da VIA Jr sempre nos preocupamos com a qualidade do serviço entregue ao cliente. Por isso, quando nos é requisitado algum serviço que envolva mudanças visuais no projeto, a renderização 3D se torna uma grande aliada, proporcionando uma experiência próxima a realidade final da obra antes mesmo do projeto sair do papel.


O caminho da renderização tridimensional dentro de nossa empresa se inicia assim que um novo sonho chega em nossas mãos.


O primeiro passo para qualquer projeto que necessite de mudanças visuais ou concepção de novas ideias é a confecção de um croqui, que é basicamente o desenho de uma planta baixa digital e a produção de imagens realistas para posterior aprovação do cliente. Para isto, utilizamos o Homestyler, devido ao seu fácil manuseio e facilidade de criação de ambientes.


O segundo momento onde esta tecnologia se torna imprescindível é na entrega das imagens finais do projeto para o cliente, principalmente em serviços como: Maquete Eletrônica, Percurso Virtual e Projeto de Reforma e Ampliação. Neste caso, é utilizado o Twinmotion, que possibilita a interação com o projeto final criado a partir do Revit e consegue obter imagens detalhadas e realistas.


Agora que você já conhece um pouco sobre como trabalhamos, confira abaixo algumas imagens realizadas pela nossa equipe:



 

Gostou do conteúdo?


Fique por dentro nas nossas redes sociais:






 

Fonte:


- https://www.vivadecora.com.br/pro/tecnologia/lumion-3d/

- https://www.archdaily.com.br/br/935529/primeiros-passos-com-twinmotion-2020-dicas-truques-e-tutoriais

- https://spbim.com.br/o-que-e-twinmotion/








87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo