top of page
  • Foto do escritorNicole Urzedo

Software para gestão de frotas

Entenda o que é, e quais seus benefícios para o dia a dia na construção.

 


 

A gestão de frota tem um impacto determinante sobre a eficiência operacional de toda empresa que lida com uma. É a partir dela que o frotista consegue aumentar a vida útil dos veículos, estabilizar os custos de operação e, principalmente, tornar os deslocamentos mais seguros e eficientes. Nesse sentido, um software de gestão de frota pode fazer toda a diferença no final do dia de trabalho.


Imagem via: triocard


1. O que é um software para a gestão de frotas?


Podemos definir um software para a gestão de frotas como um sistema desenvolvido para atender as necessidades de uma empresa transportadora.Esse sistema é preparado para monitorar todos os dados referentes a performance da frota, velocidade média, localização, tempo de parada, etc.

Mas qual o seu diferencial? É simples: ele consegue reunir todas as informações relevantes sobre a frota em um só lugar. Em apenas alguns cliques, o gestor de frotas consegue visualizar tudo o que precisar.

Com essa praticidade, monitorar a eficiência de processos, planejar o controle da frota e calcular custos certamente fica mais fácil e eficiente.


Imagem via: cobli.co


2. Quais são os benefícios de um software de gestão de frotas?


  • Menos gastos com manutenção: com esse software é possível monitorar em tempo real as condições dos veículos e armazenar dados relevantes. Isso contribui para evitar gastos desnecessários e ajuda a programar um plano de manutenção;

  • Processos automatizados: é possível automatizar e padronizar processos longos, garantindo menos atividades manuais e, consequentemente, um trabalho mais ágil;

  • Acompanhamento eficiente de gastos: com ele é possível monitorar e identificar os gastos em tempo real, apresentando-os em um sistema integrado, acessível, intuitivo e prático;

  • Maior produtividade: um sistema de gestão possibilita até aumentar o tempo livre da frota e usá-la em outros trabalhos.


Imagem via:rabbot.co


3.Os tipos de software para a gestão de frotas.


Checklist de papel


É claro que o checklist de papel não se trata de um software de gestão, porém, é um dos métodos mais tradicionalmente utilizados. E, na verdade, ele tem muito mais desvantagens do que vantagens, por isso, achamos importante mencioná-lo aqui.

O checklist de papel é uma planilha analógica, um formulário em branco a se preencher com informações para consultas posteriores.

O preenchimento manual está muito mais sujeito a erros humanos. Além disso, no mundo acelerado de hoje, o digital toma cada vez mais o lugar do manual.

O preenchimento manual está muito mais sujeito a erros humanos. Além disso, no mundo acelerado de hoje, o digital toma cada vez mais o lugar do manual.Se você ainda usa esse sistema, não sabe quanto tempo está desperdiçando e os riscos que corre.


Imagem via:checkbits.


Telemetria/rastreadores


O rastreamento é um serviço básico de acompanhamento de veículos de uma frota. Ele se utiliza da tecnologia GPS para determinar a localização do veículo.

É uma tecnologia mais usada por pessoas físicas para fornecer informações mínimas sobre a localização e o veículo.

Por sua vez, a telemetria também é um sistema de rastreamento de automóveis que envia dados a partir de pontos remotos ou móveis. No entanto, a quantidade de informações que passa sobre o veículo e o condutor impressiona.

Contudo, mesmo propiciando essas vantagens, não são os sistemas mais confiáveis em termos de fornecimento de dados, pois nem sempre são precisos ou informam dados relacionados a operação.

Imagem via:blog.tnsiar


Sistemas ERPs


Trata-se de um programa de gestão que integra os dados de todos os setores de uma empresa em um só lugar. Uma ferramenta de gerenciamento onde é possível inserir informações de todos os departamentos, gerenciá-los e compartilhá-los em rede.

Um sistema ERP prático permite visualização rápida de dados específicos de um departamento ou do empreendimento como um todo.

A sua instalação ocorre de duas formas: por meio de programa físico inserido em cada computador ou por sistema em nuvem que o administra remotamente.

O sistema ERP, sem dúvida, proporciona benefícios impossíveis a meios analógicos, porém seu uso é mais recomendado para gerenciar os aspectos fiscais da empresa.

Imagem via: aokisistemas

 

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro das nossas redes sociais:






 

Fonte e referências:


- https://www.cobli.co/blog

- https://rabbot.co/blog

- https://blog.tnsi.com.br






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page