
Micaella Rufino
Você sabe o que é a Engenharia de Transportes?
Conheça mais sobre esta tão importante área!

A engenheira civil se divide em vários ramos, como a construção civil, altamente conhecida, geotecnia, saneamento básico, perícia, segurança do trabalho, georreferenciamento e a de transportes, sendo essa última a destaque para esse post.
Mas, afinal, o que é transporte?
Transporte é o movimento de bens, pessoas e cargas em diferentes locais. Esse movimento se divide em diversos tipos, como o deslocamento do trabalho até sua casa, ou de sua casa até à universidade, ou mesmo o transporte de carga de produtos.
Porém, a qualidade desse transporte afeta toda a sociedade, já que para um sistema de locomoção eficiente é necessário a disponibilidade de modais.
Dessa forma, a engenharia de transportes irá se dividir em dois componentes principais: Planejamento de Transportes e Infraestrutura de Transportes. Saiba mais sobre cada um a seguir:

Imagem via: Travelmania
Planejamento de Transportes:
Envolve a logística, sendo essa o processo eficiente da execução do transporte, a engenharia de tráfego, que trata do planejamento e do projeto e operação das vias e de suas áreas adjacentes, assim como seu uso, o transporte público coletivo, aquele que não é individual, a segurança viária, que é a segurança de todos aqueles que circulam nas vias, e a mobilidade e acessibilidade, levando o transporte a todos com eficiência.
Vale ressaltar a diferença entre mobilidade e acessibilidade, sendo a primeira a capacidade de pessoas e cargas se deslocarem com facilidade, com obstáculos não tão gritantes, enquanto a segunda sendo a possibilidade que os indivíduos têm de atingir seus destinos.
Infraestrutura de Transportes:
Essa por sua vez divide-se em terraplanagem, logo o nivelamento da região, pavimentação, que é o revestimento do solo para a construção da via, a caracterização dos materiais, sendo essa etapa a escolha dos materiais para a execução da obra, a gestão de infraestruturas, ou seja, o estudo do sistema em si, e a mecânica dos pavimentos, que se baseia na relação entre a tensão e deformação que atuam e irão atuar nas vias e no sistema em si.

Imagem via: Engenharia360
Logo, o principal objetivo da engenharia de transportes é desvendar a melhor combinação dos componentes citados acima, afim de elaborar um sistema de locomoção eficiente que atenda toda a população e suas necessidades.
Gostou do conteúdo?
Fique por dentro das nossas redes sociais:
Fonte e referências:
- https://summitmobilidade.estadao.com.br
- http://www2.portoalegre.rs.gov.br