Iluminação natural e seus benefícios
- AC
- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Esse recurso é garantido quando há priorização da luz solar para iluminar ambientes internos. Além de poder ser um recurso de fácil garantia quando o projeto é desenvolvido por um profissional da área, ela traz inúmeros benefícios aos ambientes e um tom mais agradável a decoração.
Para garantir que a sua edificação receba esse tipo recurso natural é imprescindível que ocorra uma análise sobre a localidade do terreno em que ela será construída. Partindo desse ponto serão usados programas computacionais que proporcionem um estudo preciso sobre a posição do sol no seu terreno em diversos horários do dia, só então que é começado a pensar no desenvolvimento de um croqui que priorize a iluminação em momentos exatos para os cômodos ideais.
Algumas características como posições de áreas de abertura e as próprias áreas de abertura são utilizadas num estudo mais assertivo sobre o conforto que a luz do sol pode trazer à sua edificação.
Surpreendentemente existem construções etiquetadas que garantem uma maior eficiência energética e de consumo consciente, e um dos parâmetros analisados é a porcentagem de iluminação natural que permeia a construção.
Um projeto construtivo bem elaborado, em que há comprometimento de profissionais capacitados tanto na área da engenharia civil quanto na engenharia elétrica garantem que a posição de componentes construtivos converse entre si.
Um dos principais benefícios quando se usa essa técnica é a redução no consumo de energia elétrica, já que a luz natural irá permear o ambiente e a posição correta das lâmpadas possibilita que todo o estudo seja de fato colocado em prática de forma efetiva.
Mas VIA, minha edificação já está construída sem estudo prévio e agora?
Calma, se aplicarmos algumas técnicas específicas, muito possivelmente você poderá desfrutar do sol de maneira mais saldável na sua edificação, como por exemplo:
1. Prefira cortinas translúcidas:
Elas irão garantir privacidade e controle na entrada de luz, mas para um maior controle da luminosidade, as cortinas black out são sua alternativa.
2. Invista em claraboias:
Elas permitem a entrada da luz zenital, que nada mais é que a luz que entrará pelo teto da sua edificação. Essa técnica construtiva é bem semelhante a uma estufa, que fica posicionada no teto do cômodo e garante a entrada de claridade e iluminação natural.
3. Evite obstáculos que dificultem a entrada da luz:
É muito comum as pessoas ocuparem as passagens de luz pelas janelas por conta da falta de espaço na casa a fim da melhor locação dos móveis, isso acaba gerando um resultado negativo em relação ao conforto visual do ambiente. Por isso, prefira encontrar outras formas de organizar a casa deixando sempre a passagem de luz natural livre de obstáculos. Esse já é um grande passo para deixar seu espaço de descanso mais agradável.
Gostou do conteúdo? Fique por dentro das nossas redes sociais:
Fontes : https://www.casadoconstrutor.com.br/blog/iluminacao-natural-conheca-os-beneficios-e-como-aproveitar-em-casa/
http://www.revistause.com.br/vantagens-da-iluminacao-natural/
Comentários